domingo, setembro 21, 2008

On Air - No Ar


Costuma-se usar outro tipo de iconografia para representar uma emissão de rádio no ar, mas não quando se trata do Bicicleta na Cidade! Depois da entrevista à Rádio Europa em Junho, esta semana participei no programa de Pedro Rolo Duarte na Antena 1. É sempre gratificante ver que o nosso trabalho é acompanhado e que volta e meia dá origem a conversas noutros espaços para lá da internet e do próprio universo ciclista. No fundo é isso que se pretende - chegar a cada vez mais pessoas e pôr mais gente a andar de bicicleta, aumentando os níveis de confiança. Tudo o resto virá por arrasto inevitavelmente, se não for antes.

Ambas estão disponíveis online, ora vejam:

Antena 1 - Pedro Rolo Duarte, 21 de Setembro 2008

Rádio Europa - Europa Entrevista, 25 de Junho 2008 (cortesia da Cenas a Pedal que se ofereceu para alojar o ficheiro no servidor. Obrigado!) Ficheiro em OGG: codecs para quem não tenha aqui.

2 comentários:

GONIO disse...

Ouvi e gostei da conversa na Antena 1.
Infelizmente não sei andar de bicicleta,e é uma coisa que sinto pena, por não poder aproveitar alguns percursos da cidade, por exemplo Belém ou Parque das Nações...
Há escolas que ensinem isso? :)

Ricardo Sobral disse...

Sim, existe uma escola que ensina não só a andar de bicicleta como também a circular de bicicleta no trânsito. O curso é dado pela empresa Cenas a Pedal (www.cenasapedal.com) e eu próprio também sou formador nesse curso.

Existem outras escolas em Lisboa que ensinam a andar de bicicleta. No entanto, o curso da Cenas a Pedal segue o Padrão Nacional Britânico que inclui 3 níveis de aprendizagem. O 1º nível é dirigido a todos os que ainda não sabem andar de bicicleta ou não se sentem confiantes na sua condução, sendo que a aprendizagem é feita em locais fechados e sem trânsito. Os 2º e 3º níveis servem especificamente para a aprender a circular de bicicleta em situações reais de tráfego.

Os formadores são todos certificados pelo Cyclists' Touring Club (CTC) do Reino Unido. Esta certificação garante que os formadores seguem a metodologia de ensino usada no Reino Unido, já com provas dadas de qualidade.

Em Portugal não existe um Padrão Nacional de ensino de condução da bicicleta, como existe para os automóveis por exemplo.

Como ciclista, entusiasta e promotor do uso da bicicleta faço votos para que aprenda a andar e seja mais um utilizador deste veículo. Se já tem uma ideia dos percursos que deseja fazer em bicicleta, como referiu Belém ou Parque das Nações, será mais fácil iniciar a aprendizagem e ir ao encontro dos seus objectivos.

Boas pedaladas!