segunda-feira, setembro 22, 2008

Muitas felicidades, alguns anos de vida




5 anos da Massa Crítica de Lisboa
No mês em que se realiza a Semana Europeia da Mobilidade a Massa Crítica celebra 5 anos de existência em Lisboa, esta sexta-feira dia 26 de Setembro

http://www.massacriticapt.net/

Depois da Semana Europeia da Mobilidade, que termina esta segunda-feira dia 22, há motivos para continuar a celebrar os meios de transporte alternativos nas cidades portuguesas: comemoram-se este mês 5 anos de existência da Massa Crítica em Lisboa.

A Massa Crítica é um evento que se realiza na última sexta-feira de cada mês nas cidades de Lisboa, Porto, Coimbra e Aveiro e consiste num passeio de bicicleta e outros meios de transporte movidos a energia humana, como patins e skates, por algumas ruas e avenidas dessas cidades. O evento é originário de São Francisco, nos EUA, onde começou em 1992 tendo-se posteriormente alargado a todo o mundo. Em Lisboa, a Massa Crítica iniciou os seus passeios mensais regulares em Setembro de 2003 e durante estes 5 anos assistiu-se a um aumento progressivo do número de participantes.

Todos os cidadãos são convidados a participar e para isso terão apenas que comparecer no local e hora marcada em cada cidade. O passeio segue ao ritmo do elemento mais lento do grupo, sendo por isso acessível a todos. Venha celebrar e aprender com outros ciclistas a usar a bicicleta como meio de transporte na cidade.

Hora: 18h00

* Aveiro - Início de encontro na Praça Melo Freitas (perto do Rossio)

* Coimbra - Concentração no Largo da Portagem, junto à estátua do Mata
Frades.

* Lisboa - Concentração na Marquês Pombal, no início do Parque Eduardo VII.

* Porto - Concentração na Praça dos Leões.

Para mais informações:
http://www.massacriticapt.net/

Pela minha parte, a não perder! A Massa Crítica de Lisboa tem sido ao longo destes 5 anos muito mais do que um passeio que se realiza uma vez por mês. Embora apregoe não ser mais do que isso mesmo, um acontecimento efémero, uma "coincidência desorganizada", um acumular de bicicletas no mesmo local durante alguns minutos, ou horas, as pessoas que nela participam com regularidade e que contribuem para as discussões nas mailing lists (esse outro lado menos efémero da Massa Crítica) têm conseguido alargar a discussão do tema da mobilidade ciclável nas cidades portuguesas. Desde escrever cartas conjuntas às administrações das empresas de transportes públicos a exigir melhores condições para levar a bicicleta, até à organização de tertúlias e posições críticas face às opções seguidas pelo universo político no que respeita à bicicleta. A Massa Crítica, apesar de "não existir", não é ignorada por ninguém. Nem os políticos lhe desviam o olhar, como foi notório durante as últimas eleições para a Câmara Municipal de Lisboa, em Junho de 2007, quando uma das candidatas à vereação, Helena Roseta, se juntou ao passeio desse mês.


Sem comentários: