quarta-feira, abril 18, 2007

Dicas de Segurança Essenciais

Veja também Segurança na Estrada.

  • Mantenha uma distância de segurança da berma – apesar do Código da Estrada obrigar a circular o mais à direita possível, um dos acidentes mais comuns com ciclistas urbanos é a colisão com a porta de um carro. Sempre que haja carros estacionados na berma evite ser surpreendido por uma abertura de porta súbita.
  • Seja visível – além do uso de reflectores e de luzes quando necessário, se circular pelo centro da faixa de rodagem (ou entre o centro e a berma) será mais visível para os automobilistas ao mesmo tempo que os obriga a ultrapassarem-no, em vez de passarem por si como se não existisse. O princípio é ocupar a estrada para garantir a sua segurança. Poderá ser gentil e ceder espaço a um automobilista de modo a facilitar-lhe a ultrapassagem, mas não ponha a sua segurança em causa!
  • Seja previsível – mantenha uma linha recta em vez de ziguezaguear. Ao ter uma condução assertiva será mais fácil para os automobilistas perceberem as suas intenções, logo estará a contribuir para um aumento dos níveis de segurança. Por isso, não se deixe intimidar por uma buzinadela e não se jogue de imediato para a berma. Assuma e reclame o seu lugar na estrada.
  • Seja comunicativo – comunique as suas intenções sempre que quiser virar ou parar, através de gestos. Use o contacto visual para esclarecer situações de prioridade ou evite-o
    se preferir ter uma atitude altiva, tal como fazem muitos automobilistas...

2 comentários:

pbb disse...

camarada ricardo
http://www.sciam.com/article.cfm?articleid=778EF0AB-E7F2-99DF-3594A60E4D9A76B2

Anónimo disse...

vevha ca que esplico