segunda-feira, outubro 01, 2007

Condições de Acesso das Bicicletas aos Transportes Públicos - Lisboa

Última actualização: 26 de Outubro de 2011
Para saber mais, ver Intermodalidade: Bicicleta - Transportes Públicos

CP:
Gratuito sem limitações horárias. "Cada Cliente pode transportar apenas uma bicicleta".
  • Comboios Urbanos: "o transporte é autorizado exclusivamente nas carruagens identificadas para o efeito".
  • Comboios Regionais: "para poder transportar a sua bicicleta deve dirigir-se ao Operador de Revisão a quem competirá sempre emitir o seu título de transporte (do cliente) e garantir, ou não, o transporte do respectivo velocípede uma vez que o mesmo está sujeito a limitações do espaço disponível e da tipologia do material circulante que é utilizado" (ler mais).
Fertagus: Gratuito sem limitações horárias. "É permitido o transporte gratuito de Velocípedes nos comboios da Fertagus, todos os dias da semana, exceto quando se verificarem grandes aglomerações de Passageiros seja na plataforma, seja no interior do comboio. Neste caso os utilizadores de velocípedes deverão aguardar pelo final da aglomeração de Passageiros e respeitar as indicações que lhes sejam dadas pelo Pessoal da Fertagus para o efeito." (ler mais).

Metropolitano de Lisboa: Gratuito com horário condicionado. Nos dias úteis a partir das 20h00 e durante todo o dia aos fins-de-semana e feriados. "Só é permitido o transporte de, no máximo, duas bicicletas por carruagem e desde que não se verifiquem grandes aglomerações de passageiros" (ler mais).

Transtejo/Soflusa: Gratuito sem limitações horárias nas seguintes ligações:
  • Montijo - Cais do Sodré: lotação de 3 bicicletas
  • Seixal - Cais do Sodré: lotação de 3 bicicletas
  • Trafaria - Porto Brandão - Belém: lotação de 15 bicicletas. Nota: Na Trafaria para navios de classe Cacilhense a lotação é de 6 Bicicletas.
  • Barreiro - Terreiro do Paço: a lotação deste transporte é condicionada a 2 bicicletas entre as 06h30 e as 09h30, no sentido Sul/Norte, e as 17h00 e as 20h00, no sentido Norte/Sul. Fora destes períodos, a lotação é de 5 bicicletas.
Gratuito com horário condicionado nos dias úteis na ligação Cacilhas - Cais do Sodré. Este transporte não é permitido entre as 06h30 e as 09h30, no sentido Sul/Norte, e as 17h00 e as 20h00, no sentido Norte/Sul. Fora destes períodos, a lotação é de 3 bicicletas (ler mais).

Carris: Gratuito sem limitações horárias, com ligações condicionadas. Nas carreiras de autocarro 21 (Saldanha - Moscavide Centro), 24 (Alcântara - Pontinha), 25 (Prior Velho - Estação Oriente), 31 (Av. José Malhoa - Moscavide Centro), 708 (Martim Moniz - Parque das Nações) e 723 (Desterro - Algés). Cada autocarro tem capacidade máxima para quatro bicicletas (ler mais).

5 comentários:

Anónimo disse...

Bom trabalho!

Acabei de te roubar a informação, para publicar no "menos um carro".
Abraço

RH disse...

Excelente apanhado!

Fábio Teixeira disse...

A CP afirma no seu site que o transporte de bicicletas é gratuito e sem limitações horárias, no entanto...

«Ainda que a máquina que dispensou os bilhetes tivesse dado como indisponível a opção de venda de bilhetes a utentes com bicicletas, foi só já dentro do comboio que foi pedido aos dois representantes do MMS que abandonassem a carruagem em que tinham entrado, uma vez que só é permitido o transporte de bicicletas a partir das 20:00, fora da hora de maior circulação de pessoas.»

em http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/518262

Jean Paul disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jean Paul disse...

Está muito bom esse apanhado, mas com data de Outubro 2007, e que tal actualizá-lo, ..já lá vão 3 anos !!!

Parabéns ! Excelente ideia este Blog e com óptimas informações !

JP