quarta-feira, setembro 10, 2008

Setembro


Avenida Dom Carlos I

De volta do verão, convém esclarecer que esta foto retrata um amolador lisboeta e não um viajante regressado. O Bicicleta na Cidade, apesar do retiro para férias, esteve atento ao que de mais interessante se passou durante a silly season. Não havendo muito por onde escolher, chamou-me a atenção o aumento da criminalidade (ou terá sido o reduzido número de fogos florestais para noticiar que a fizeram aumentar?...), sobretudo aquele que vem sob a forma de car jacking.

(retirado daqui)

Embora o car jacking e a notícia do seu aumento nas cidades portuguesas não seja um exclusivo do verão, como a época é farta em notícias light fui impelido por um menor número de calorias no meu cérebro a procurar histórias relacionadas com bike jacking. O resultado da pesquisa Google condiz com o espírito da época - fácil de digerir, corriqueiro, silly. Além deste cartoon, há também vídeos amadores no Youtube com situações encenadas de bike jacking, todos eles muito fracos do ponto de vista cinematográfico e da própria acção, não devendo sequer ser analisados sob esse prisma. Sem muito por onde escolher, mas cheio de vontade para o fazer, optei por mostrar este vídeo. Trata-se do meu preferido graças à sua capacidade de sintetizar todos os outros sem grandes complicações.



Não era de esperar grande coisa, apenas o suficiente para ficarmos com a certeza de que o bike jacking é uma arte menor. Com isto dou por encerrado o período de férias, antes que comece uma das melhores semanas do ano para quem anda de bicicleta. Costuma ser durante a Semana Europeia da Mobilidade - de 16 a 22 de Setembro - que são anunciados novos avanços nesta matéria, a da mobilidade em geral e da sustentável em particular. O Bicicleta na Cidade dará a conhecer as novidades ao longo dessa semana.


2 comentários:

RH disse...

Divertido! Tens de anunciar os próximos eventos em que vais participar, para que todos nós possamos estar atentos. Divulga a data de transmissão da entrevista que vais dar à Antena 1 com o Pedro Rolo Duarte, please!

RH disse...

E vê as novas fotos de ciclistas em Maputo

Hugo
http://mozambiquebikeculture.blogspot.com/