quarta-feira, outubro 26, 2011

Agenda ciclista para o Outono/Inverno 2011-2012

Esta semana marca definitivamente o início da época de chuva. Os ciclistas de Lisboa não têm razões de queixa este ano dado o atraso significativo com que chegou o mau tempo, olhando para os padrões locais. Mas há várias razões para continuar a pedalar durante este Outono/Inverno!
Imagens como esta, até para o ano...

Já não é novidade para ninguém que, de ano para ano, o número de ciclistas em Lisboa vem aumentando. Tem sido assim ao longo da última década, pelo menos. Mas este facto não tira relevo algum aos sucessivos recordes que se bateram nesta Primavera/Verão de 2011, entre os quais se destaca a maior Massa Crítica de sempre realizada em Lisboa, com mais de 400 participantes. No dia-a-dia, só quem andou muito distraído poderá não se ter dado conta do incrível número de ciclistas a circular pela cidade, a todas as horas. Por mais que assistamos a um progressivo aumento de bicicletas em Lisboa todos os anos e que isso já não seja nada de novo, a verdade é que 2011 marcou provavelmente o início do boom que transformará esta cidade por completo. Não me lembro de assistir a um salto quantitativo tão grande como o deste ano.

Os novos colectivos e lojas que surgiram nos últimos meses dão expressão a esse aumento de ciclistas e à euforia que se vive em torno da bicicleta. Destaques para a Matilha Cycle Crew, que a par da estética apurada que aplica em tudo quanto faz, realizou um (primeiro) cycle brunch e uma Alleycat Race com direito à estreia exclusiva do documentário Fixation em Portugal. Esta Matilha tem vontade de mudar o mundo (palavras minhas, não deles) que se pode ver pela vontade de fazer acontecer coisas, várias, mas coisas com impacto e passíveis de motivar toda a gente à sua volta. Daí o nome Matilha ser, até agora, uma excelente e apropriada escolha.

Ao nível do bike business, a Primavera/Verão que agora acaba viu nascer mais uma loja, online por enquanto, que é fruto do trabalho de alguém que começou a andar de bicicleta em Lisboa e entusiasmou-se tanto que acabou por criar a Roda Gira. Histórias como estas tocam-me muito especialmente. Aos ciclistas, que também são consumidores, o meu conselho é: confiem sempre em alguém que 1º) começou a andar de bicicleta; 2º) entusiasmou-se; 3º) decidiu fazer algo com esse entusiasmo que servisse também os outros. Ninguém terá mais vontade de vos servir bem, enquanto clientes, que pessoas realmente envolvidas e implicadas na cena ciclista urbana. Se procuram bicicletas single-speed e fixed gear, a partir de agora podem contar também com a Roda Gira.

Gostava de poder falar mais sobre um outro novo espaço, o Rent a Fun situado entre os Bacalhoeiros e o Jardim do Tabaco. Ainda não o visitei mas há muita gente a gostar deles no Facebook. Alugam bicicletas eléctricas e têm serviço de oficina.

Finalmente, a Cenas a Pedal passou a ter um espaço em metros quadrados e não apenas Gigabytes! Fica na Avenida Álvares Cabral nº 38, onde também passaram a organizar nos últimos sábados de cada mês a Feira de Bicicletas Maduras, basicamente o primeiro mercado de rua em Lisboa dedicado à compra, venda e troca de material de bicicletas. Mais recentemente, começaram a ter sessões de cinema a seguir à feira, o Bicinema.

Para último deixei a Cicloficina dos Anjos porque merece o destaque da conclusão. A funcionar desde Março no espaço do RDA, esta Cicloficina inovou desde logo por tornar semanal o que até então se fazia em Lisboa apenas uma vez por mês e conseguiu com isso criar uma dinâmica nunca antes vista. Este é, sem dúvida, o espaço de encontro semanal da comunidade ciclista lisboeta. A colaboração com o RDA permite que haja cerveja, vinho e jantares vegetarianos a acompanhar o que se vai fazendo na oficina. Fazia falta um local de convívio assim e pessoas disponíveis para o dinamizar. A elas, especialmente, o meu obrigado.

Fica aqui um pequeno resumo de outras novidades e actividades já agendadas para este Outono/Inverno:

- The Pumpkin Ride - Alleycat race, 2ª feira 31 de Outubro no Cais do Sodré, organizada pela Matilha Cycle Crew.

- Bike Polo no ringue de patinagem do jardim do Campo Grande, todas as quartas-feiras à noite.

- Fertagus passa a permitir o transporte de bicicletas a qualquer hora, em qualquer sentido.

- Nova revista! B - Cultura da Bicicleta, nas bancas dia 2 de Dezembro.

Sem comentários: