quarta-feira, setembro 28, 2011

Bicycle Film Festival Lisboa 2011

Com filmes, festas, provas BIKESPRINTS e corrida LX ALLEYCAT

O BICYCLE FILM FESTIVAL ARRANCA

NA PRÓXIMA SEXTA, NO TEATRO DO BAIRRO!




O maior e mais prestigiado evento global de "bike-culture", e que em 2011 passa por quase 30 grandes cidades globais, fará uma etapa de 3 dias em Lisboa!

A sessão inaugural do BFF terá lugar na próxima Sexta, 30 de Setembro, pelas 21:30, com a exibição do programa "FUN BIKE SHORTS", que integra curtas-metragens com origem em Portugal, Espanha, Canadá, Gana, EUA, Suíça, Sérvia e Brasil.

Logo de seguida, a partir das 23:30, o BFF celebra o 8º aniversário da Massa Crítica, com a dupla de DJ's INTELECTRONIK (aka Pan Sorbe e Señor Pelota), também no Teatro do Bairro.

Ao longo dos 3 dias, serão exibidos cerca de 50 obras celebrando ou inspiradas pela bicicleta. Do programa destaca-se o documentário "WITH MY OWN TWO WHEELS", de Jacob e Isaac Seigel-Boettner, sobre a capacidade que a bicicleta possui para mudar a vida das pessoas, filmado em 4 continentes; "PRO TOWN: GREENVILLE", de Mark Losey, explorando a cidade que mais talentos tem dado à cena internacional da BMX; e uma curta de Spike Jonze "MARK ON ALLEN", com o lendário "skater" Mark Gonzales. Destaque também para a curta nacional "O RISCO", de José Pedro Lopes, com uma narrativa que abre portas a um novo género cinematográfico, o "cycle-gore".

Na noite de Sábado, terá lugar a 3ª edição da LX ALLEYCAT, com um inédito itinerário noturno inspirado no jogo "Trivial", e prémios que incluem um exclusivo selim BROOKS! Esta corrida, inspirada nos "bike messengers", e organizada em conjunto com a CICLONE e RODA GIRA, é aberta à participação de todos, com inscrição e comparência pelas 21:00 no Jardim de S. Pedro de Alcântara.

Os vencedores da LX ALLEYCAT serão anunciados na festa que começará a partir das 24:00 no Teatro do Bairro, e que inclui competições BIKESPRINTS, corridas com bicicletas sobre rolos, entre outras surpresas!

Inspirado pelo espírito BFF, o artista PANTONIO personalizou uma bicicleta GLOBE ROLL, que estará em exposição durante o Festival, e será leiloada para o projeto BENFICA EM BICICLETA, que desenvolve ações de formação e promoção do uso da bicicleta nos bairros da freguesia.


Sobre Pantonio

pantónio, açoriano, gostava de se chamar sebastião, ter um barco e viajar de porto em porto a pintar em barcos. Gostava de estudar em Vila Nova de cerveira numa escola chamada Escola das Artes. Tem uma bicicleta chamada Jane, de larga rodagem, com quem costuma espiar a cidade à noite à procura de sítios para pintar. Tem pêlos nas pernas e 21.750 kms de pedalada, e a velocidade máxima que contou foram 900 km/h em descanço. Gostava de trair a sua Jane com uma Koga Myata de 1975.


Sobre o Bicycle Film Festival

O BICYCLE FILM FESTIVAL surgiu da vontade inicial de Brendt Barbur, Fundador e actual Director do Evento que, após ter sido atropelado por um autocarro enquanto pedalava pelas ruas de Nova Iorque, decidiu transformar o seu doloroso acidente numa experiência positiva para si e para os outros. Barbur deu início ao BICYCLE FILM FESTIVAL em 2001, e desde então este afirmou-se como o maior evento global celebrando a bicicleta pela música, arte e cinema. O BICYCLE FILM FESTIVAL tem sido um poderoso catalisador do ciclismo urbano, e uma das mais relevantes forças culturais emergentes da última década. O BFF assume este legado, e propõe-se alargar o seu impacto benéfico a um número crescente de participantes e cidades em todo o mundo.


Sessões de cinema
Teatro do Bairro - Rua Luz Soriano, 63

Estacionamento gratuito para bicicletas!

Preço dos ingressos
3,5€ (cada sessão) ; 20€ (passe BFF - inclui acesso para todas as sessões de cinema, festas e LX ALLEYCAT; desc. 40% na aquisição de t-shirt oficial!) - disponível em www.bilheteiraonline.pt

Mais informações e reservas:
(+351) 927 038 581 | lisboa@bicyclefilmfestival.com | www.bicyclefilmfestival.com/lisbon

Sem comentários: