segunda-feira, março 22, 2010

Benfica na vanguarda - bicicletas, oficina e aulas de condução grátis!



Monsanto - Lisboa

Não é de agora que a Freguesia de Benfica é notícia por ser palco de acções que promovem o uso da bicicleta na cidade. Mas desta vez a notícia torna-se especial por incluir no pacote algo mais do que infra-estruturas (vulgo ciclovias, sinalização vertical e horizontal), que têm concentrado grande parte das atenções e do investimento público relativo às bicicletas.

A Junta de Freguesia de Benfica planeia lançar um serviço de aulas de condução de bicicleta e oficina aberta para a população local. O projecto tem como objectivo facilitar o acesso a este meio de transporte de uma forma pedagógica, dotando os participantes com conhecimentos que lhes permitam usar a bicicleta em meio urbano de uma forma confiante e em segurança.

Além das aulas de condução de bicicleta, leccionadas por instrutores certificados, o projecto inclui a realização periódica de oficinas abertas onde os participantes poderão aprender a realizar pequenas operações mecânicas, tais como remendar ou substituir um pneu, afinar mudanças e travões. Os mecânicos residentes terão como missão ensinar e ajudar a resolver problemas comuns e de fácil resolução mas também a diagnosticar problemas mais complexos que possam pôr em causa a segurança e/ou conforto dos ciclistas.

Este será um projecto vocacionado para a aprendizagem de modo a tornar o uso da bicicleta uma opção viável de transporte nas pequenas deslocações quotidianas. Mais do que construir infra-estruturas cicláveis, que já existem em bom número na freguesia de Benfica, trata-se agora de "construir" novos utilizadores de bicicleta que justifiquem o primeiro investimento. Os primeiros participantes neste projecto ficarão mais aptos e motivados a usar bicicleta como meio de transporte e serão também um veículo importante para que outras pessoas das suas redes sociais, família e amigos, ganhem nova motivação para experimentar.




2 comentários:

ds disse...

Acabei de reencaminhar este artigo para a junta de freguesia dos olivais! Afinal agora passa aqui uma ciclovia, há um parque, e 50% das carreiras onde se podem transportar as bicicletas passam aqui, então faz todo o sentido que as pessoas possam usufruir e que sejam incentivadas a usufruir de todas estas condições.

P.S.: ontem comprei a minha bicicleta, e vim a pedalar até casa, 70% do caminho feito em ciclovia.

Unknown disse...

dou os meus parabéns a Benfica.A ciclovia da foto é corre o risco de desaparecer se as intençõs da CML de transformar o panorãmico de monsanto num Mega quartel de bombeiros e protecção civil.Aguardemos e esperemos que a junta de freguesia não deixe que tal aconteça.