terça-feira, março 31, 2009

Um pedido de desculpas



A gerência recebeu uma reclamação sobre o texto que acompanha uma das minhas fotos preferidas no Bicicleta na Cidade:



A queixosa é precisamente a ciclista da imagem e não queria deixar passar em branco o sucedido, aproveitando a oportunidade para lhe pedir desculpas públicas e republicar a foto. À parte o tom irónico subjacente ao dito texto, de facto, como alguém escreveu nos comentários desse post, "essa bicicleta é mesmo fantástica, modas à parte, que isso também não interessa para nada..."


6 comentários:

Sara disse...

Cheguei ao blog depois do artigo que saiu na Time Out desta semana e também porque estou a ponderar comprar uma bicicleta para atravessar a zona do Terreiro do Paço todos os dias. Onde posso encontrar bicicletas deste género à venda?
Obrigada, Sara

Ricardo Sobral disse...

Olá Sara,

em Lisboa é possível encontrar bicicletas deste género à venda em quase todas as lojas. No entanto, cada loja tem poucos modelos disponíveis (por vezes apenas um) e isso também limita a oferta de preços.

Talvez seja difícil encontrar uma bicicleta com esta cor, penso que a da foto foi pintada por cima.

Não querendo influenciar a decisão (até porque não sou pago por nenhuma loja!) acho que valerá a pena ver também as lojas da Sport Zone e a Decathlon, porque têm uma oferta mais ampla e com preços para todos os bolsos.

Há uma lista de lojas no blogue, na barra lateral.

Quando comprar a bicicleta, tenha muita atenção ao seu tamanho - uma bicicleta demasiado grande ou pequena demais será desconfortável sobretudo em viagens longas.

Boa compra e melhores pedaladas!

Sara disse...

Obrigada pelas dicas, Ricardo.
Boa questão, essa do tamanho. Já me disseram que uma medida a seguir será ter a perna quase esticada quando o pedal está em baixo, mas já experimentei e assim mal chego ao chão. Se não for abusar, tens alguma sugestão?

Sara
(e, por favor, trata-me por tu:) )

Ricardo Sobral disse...

Sara,
as duas medidas mais importantes que é preciso ter em conta numa bicicleta são: o comprimento do tubo do selim (que é essa da altura da perna) e a distância entre o selim e o guiador.

Em relação à primeira, é verdade que nalgumas bicicletas é difícil chegar com os pés ao chão quando o selim está à altura certa - isto acontece porque a posição dos pedais e a posição do selim formam uma linha muito vertical entre si. Quanto mais diagonal for o tubo do selim, que liga estes dois elementos, mais fácil será chegar com os pés ao chão. E na prática vais com as costas mais verticais ou, até, um pouco inclinadas para trás (isto são as posições mais confortáveis numa bicicleta, ao contrário de estar inclinado para a frente).

Em relação à segunda medida, isso depende do comprimento do teu tronco MAIS o comprimento dos teus braços. Existe uma fórmula matemática que permite calcular a distância ideal para cada pessoa entre o centro do selim e o guiador:

((comp. do tronco + comp. do braço) / 2) + 4 = Distância entre o centro do selim e o centro do guiador.

Parece complicado?! É um bocadinho...abaixo seguem alguns sites (em inglês) que ensinam a medir o nosso corpo e têm as fórmulas para calcular com rigor as medidas ideais para cada pessoa.

EM ALTERNATIVA, tendo em conta que os tamanhos das bicicletas são standard e dividem-se normalmente em S, M, L e ainda XS e XL, podes perguntar a um responsável da loja qual o tamanho indicado para ti. Mas experimenta sempre primeiro! Não confies em absoluto na pessoa da loja, experimenta várias bicicletas e vê como te sentes em cada uma delas.

Na Decathlon, penso que existe uma tabela de equivalências que explica as medidas e diz qual o tamanho certo. Se lá fores pergunta.

Aqui vão os sites:

Como medir o corpo: http://www.precisionbikes.com/2009/02/body-measurements-for-bike-fitting.html

Como calcular o tamanho da bicicleta (mais complicado!):
http://www.cyclemetrics.com/Pages/Docs/6-BikeFitting/LemondSystem/fit_formulas.htm

Qualquer dúvida não hesites em voltar a perguntar.

Bom fim-de-semana!

Ricardo

Eduardo disse...

A China esta tomando conta de tudo mesmo, infelizmente não possui produtos de boa qualidade. Prefiro os produtos fabricados aqui.

Isamu_Dyson disse...

Pelo contrário, fabricam-se bicicletas de grande qualidade na China mas, tal como nas lojas "do chinês", só se vende o refugo que nem se tem a lata de vender por aquelas terras...