terça-feira, setembro 23, 2008

Semana Europeia da Mobilidade 08 - o balanço



Para fugir à euforia, por vezes desmedida, do anunciar de novas medidas de promoção ao uso da bicicleta na cidade, aqui no Bicicleta na Cidade decidi fazer um balanço a frio em vez de engendrar pelo mesmo caminho que os meios de comunicação generalistas, já que para nós a bicicleta é notícia o ano inteiro e não se resume a uma semana de Setembro - a da Mobilidade. As novidades para esta estação Outono-Inverno são várias, embora algumas só estejam disponíveis a partir da próxima Primavera-Verão.

Intermodalidade - veja todas as novidades em Condições de Acesso das Bicicletas aos Transportes Públicos - Lisboa

A CP, Comboios de Portugal, aboliu as restrições horárias nos comboios urbanos e criou carruagens identificadas para transportar as bicicletas. O Metro de Lisboa adicionou meia hora ao horário em que permite o transporte de bicicletas, sendo este agora a partir das 20h00 e até final da exploração, à 1h00. Nos barcos, a Transtejo e Soflusa aumentou a lotação permitida para 15 bicicletas na ligação Trafaria - Porto Brandão - Belém.

Na Carris não há novidades oficiais, embora tenha sido avançado por alguma comunicação social durante a Semana Europeia da Mobilidade que o serviço de transporte de bicicletas vai ser alargado a novas carreiras. Até agora ainda não apareceu informação no site da empresa a anunciar as novas condições.

Projectos da Câmara Municipal de Lisboa - ver mais aqui

A Câmara de Lisboa apresentou 3 grandes projectos para melhorar a mobilidade em bicicleta: uma rede de pistas cicláveis, uma rede de estacionamento para bicicletas na cidade e uma Rede de Bicicletas de Uso Partilhado, complementar à Rede de Transportes Públicos de Lisboa. A implementação de cada um destes projectos já começou e prolongar-se-á até final de 2009, sendo que a Rede de Bicicletas de Uso Partilhado tem inauguração prevista para Junho do próximo ano. Foi também anunciado que a Câmara Municipal de Lisboa vai oferecer aos seus munícipes cursos para aprender a circular de bicicleta em meio urbano, com o objectivo de aumentar os níveis de confiança na utilização deste meio de transporte em Lisboa.

Durante o próximo ano veremos de que forma serão aplicados estes projectos agora anunciados. O Bicicleta na Cidade prefere esperar para ver os resultados antes de embarcar na euforia dos anúncios de obras que ainda vão ser construídas e levadas a cabo. Até lá continuaremos a nossa linha de actuação: fazer documentário social directamente das ruas da cidade e dar a conhecer os ciclistas e os seus hábitos na Lisboa que temos hoje, sem todas estas facilidades agora anunciadas.


2 comentários:

Rui S. disse...

Caro Ricardo,
Foi com agrado que escutei a dita entrevista interiorizando alguns conceitos por si mencionados, assim não pude deixar de me rever em alguns dominadores comuns à prática da utilização da bicicleta na cidade, como exemplo o acto de “contornar a lei” para rentabilizar esforços e trajectos.
Saiba ainda que o seu blog foi uma das referências para a adquirir as respectivas utilidades quando do meu começo.
Espero que continue aqui a dar um forte contributo, assim como em outras iniciativas.

Cumprimentos

Ricardo Sobral disse...

Obrigado!