quarta-feira, junho 25, 2008

Para além de Lisboa: Sines e Costa Alentejana

Durante a última escapadela de fim-de-semana tirei estas fotos em Sines que sugerem uma outra paisagem urbana, diferente de Lisboa. Esta cidade, plantada na costa alentejana, exibe alguns utilizadores de bicicleta quotidianos como o que vemos na imagem acima. O estilo casual chic do ciclista combina perfeitamente com o modo confiante e assertivo com que entra na rotunda.

Note-se que a bicicleta está aproximadamente a meio, longe do lado de fora da rotunda, de forma a garantir que é bem visível para os demais, obrigando-os ainda a respeitar o seu lugar. Embora a foto não mostre, o ciclista deixou a rotunda na segunda ou terceira saída, razão pela qual é importante ocupar uma zona mais central desta rotunda, que tem apenas uma via de circulação. Caso o ciclista quisesse virar na primeira saída poderia circular mais junto à direita, mas quando pretende manter-se por mais algum tempo na rotunda é importante reservar o seu espaço e evitar conflitos com os condutores que pretendem sair antes de si. Nas rotundas com mais do que uma via de circulação este princípio mantém-se, ainda que o nível de complexidade seja maior.

Mas Sines e, sobretudo, a costa alentejana não nos oferecem apenas imagens de ciclistas no seu quotidiano. À medida que o verão vai chegando, a maré de turistas que enche o país traz consigo alguns indivíduos que optaram por viajar de bicicleta. A costa alentejana é um paraíso para fazer turismo em duas rodas sem motor, com paisagens, praias e recantos pouco ou nada acessíveis ao automóvel e a outros meios de transporte. É um daqueles segredos que quem já conhece prefere não revelar a muita gente...


2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Senhor,

Dou-lhe os parabens pelo seu blog.
De facto quem conhece o norte da europa sabe que esta é uma excelente alternativa.

Abraço ciclista

Joao Quaresma disse...

Muitos parabéns pelo blogue e pela iniciativa.

Aproveito para contribuir com um endereço: http://www.esmaltina.pt

A Esmaltina é o fabricante das bicicletas dos Bike Tours de Lisboa e Porto.

Com os melhores cumprimentos,

JQ