segunda-feira, maio 19, 2008

Quase 100 dias de bicicleta em Lisboa

O Engenheiro Paulo Guerra dos Santos está a fazer uma tese de mestrado cujo título/mote é 100 dias de bicicleta em Lisboa e organizou um encontro com utilizadores de bicicleta em Lisboa, no dia em que a equipa de reportagem da SIC que faz a rubrica Terra Alerta o acompanhou na sua jornada diária. O vídeo está bastante bom.

Mas o que me traz aqui à escrita é um outro pormenor que aparece no vídeo. Há duas semanas atrás encontrei no Saldanha dois ciclistas com bicicletas dobráveis e ambos vestidos de fato, como quem acaba de sair do trabalho (o que somado com "Saldanha" é igual a "muito provável"). Este vídeo dá-nos a conhecer o Hugo e João aos 5'15'', que me parecem ser os ciclistas que avistei na rua. Com grande pena minha, na altura estava atrasado e pedalava fulminantemente entre a Av. Fontes Pereira de Melo e a Av. da República, pelo que não consegui fotografá-los.

Graças a este vídeo vou novamente poder tentar apanhá-los num momento quotidiano e como "quem não quer a coisa"...mas fico contente por saber que o Hugo e o João, além de trabalharem em cargos importantes, gostam de mostrar que andam de bicicleta. Óptimo! Precisamos de pessoas vaidosas, seja pelo cargo que ocupam na empresa, pela roupa que vestem ou pela bicicleta que usam. Ou pela preocupação ambiental, ou financeira, ou outra qualquer... Mostrem-se!


3 comentários:

RH disse...

O Hugo e o João fazem-me lembrar o mote do Copenhagen Cycle Chic

"Style over Speed"

Anónimo disse...

Muito interessante a reportagem. E já tens uma missão fotográfica no Saldanha ;)

Anónimo disse...

Olá Ricardo,

Sou o Hugo van Zeller um dos ciclistas que provavelmente viste de fato no Saldanha e na reportagem da SIC com o João Felizardo.

Todos os dias depois das 18h fazemos o percurso Saldanha, Marquês, Rossio, R.Augusta, P.Comércio, Cais do Sodré e depois dobramos as máquinas para dentro do combóio e siga. Os passageiros regulares já se habituaram a esta loucura e riem-se, mas a maioria ainda fica de boca aberta com o filme... Até os picas já entraram na onda.

Nas ruas as reacções são igualmente divertidas. O pessoal mete conversa, assobia, filma com os telemóveis e o vento bate na cara - é o melhor momento do dia. Mas o melhor mesmo é ouvi-los dizer que se sentiram motivados para fazerem o mesmo.

Este video da reportagem ficou muito bem feito mas acima de tudo educativo - é preciso abanar as consciências desse povo, por todas as razões e mais alguma...(ambientais, saúde, e agora com a polémica do preço dos combustiveis nem se fala...ou ir para casa com qualidade de vida).

Poucos dias depois outra equipa da SIC ´apanhou-me´ em flagrante de manhã na estação de Oeiras para outra entrevista (reportagem sobre combustíveis!) que passou na SIC notícias, ainda sem associarem à reportagem do Terra Alerta - quando perceberam que era o mesmo maluco fartaram-se de rir e perceberam que isto tá mesmo a alastrar.

Acho que a missão do despertar já começou...e está apenas no principio. O Paulo tá a fazer milagres com esta maluqueira dos 100 dias...e já somos bastantes no mesmo caminho...(com style over speed..! como diz o Hugo Jorge, adorei essa). Teríamos todo o gosto em nos encontrarmos contigo ou com quem mais quiser aparecer para conversarmos ou para tirares a foto..! ps: até porque há uma série de projectos interessantes na calha.

O Picoas Plaza onde foi feita a reportagem é uma boa idéia, e atenção a todos, vai ser o novo ponto de encontro dos ciclistas de Lisboa! (Falem com o Paulo Santos) Já compraram um estacionamento de biclas e tudo.

Abraço,
Hugo van Zeller
(Carcavelos)

hugovanzeller@gmail.com
hugocardoso1@gmail.com
933 135 445