domingo, outubro 07, 2007

Aviso aos comerciantes e industriais de bicicletas

O vídeo que se segue é a apresentação de John Burke, presidente da Trek, no "Taipei International Cycle Show", em Março de 2007.
John Burke deu uma palestra sobre as novas oportunidades e desafios que se apresentam aos fabricantes de bicicletas. Nos últimos 20 anos, as empresas têm investido a maior parte do seu capital em marketing e no desenvolvimento de produtos tecnologicamente avançados. Não descurando a importância destas duas áreas de investimento, John Burke considera que a grande oportunidade da indústria está em promover um mundo mais amigo da bicicleta - "a bicycle friendly world".

O número crescente de obesos nos Estados Unidos e não só, em parte consequência de hábitos sedentários, os elevados níveis de poluição e congestionamento das cidades, resultante do excesso de automóveis, e ainda o facto de mais de metade da população mundial viver em cidades. São estes os desafios do mundo actual para os quais John Burke considera a bicicleta uma solução simples para um problema complicado:
What we really need to understand is this fact: This is the fastest way you can grow this business and the biggest way that we can have an impact on society. Creating a bicycle-friendly world is a very good thing. The bicycle is a simple solution to a complicated problem.

John Burke diz que agora a indústria ciclista deverá apostar noutros mercados para além do lazer e dos produtos topo de gama, que têm sido a principal área de negócio nos últimos 20 anos. No entanto, observa, para investir na bicicleta como meio de transporte serão necessários recursos financeiros e lobbying, ou "bicycle advocacy". Hoje em dia, as marcas de bicicletas investem muito pouco em campanhas de promoção do uso da bicicleta nas cidades. Este é um negócio em expansão e com uma enorme margem de crescimento, diz-nos o presidente da Trek.

Thanks to Bike Commute Tips Blog

Sem comentários: