sexta-feira, julho 06, 2007

Reportagem SIC - Mobilidade Sustentável: De Bicicleta na Cidade

Reportagem transmitida na SIC no dia 5 de Julho de 2007

in SIC Online

Mobilidade Sustentável: De Bicicleta na Cidade

Ao contrário de grandes cidades europeias – como Amesterdão, Copenhaga, ou mais recentemente Londres ou Paris –, Lisboa continua a passar ao lado de medidas que permitam aos cidadãos usar a bicicleta como meio de transporte.
Mas há quem lute por uma nova política de mobilidade sustentável e reivindique o direito a usar a bicicleta na cidade no dia-a-dia, como lhe mostramos no Terra Alerta.



Cada vez mais cidades promovem o uso da bicicleta como meio de reduzir o número de automóveis e a poluição.
Em Londres, o número de utilizadores de bicicleta aumentou mais de 80% por cento, nos últimos sete anos. Em Paris, foram criados mais de 300 quilómetros de vias para bicicletas (entre ciclovias e corredores “Bus” alargados onde também podem circular bicicletas).
Segundo José Caetano, Presidente da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta, “a classe média-alta do conhecimento e dos meios económicos está a aderir em todo o mundo à bicicleta como forma inteligente de mobilidade”. Dá o exemplo de Munique, onde esteve recentemente num encontro internacional, e onde crianças de 7 ou 8 anos vão para a rua nas suas próprias bicicletas, juntamente com os pais, na hora de maior movimento.
José Caetano considera falsa a ideia de que não é possível andar de bicicleta em Lisboa, devido ao acidentado do terreno, e defende a utilização da bicicleta para distâncias curtas na cidade e a intermodalidade com outros meios de transporte, como o comboio, o metro ou mesmo o autocarro.

A SIC acompanhou vários munícipes de Lisboa que usam a bicicleta no dia-a-dia ou que defendem o direito a fazê-lo.
Ilídio José, pintor de automóveis, aponta como vantagens a rapidez e sobretudo a facilidade de estacionamento que a bicicleta proporciona na cidade.
Ricardo Sobral, trabalhador estudante, mantém um blog na Internet com informações para quem fez a mesma opção de transporte.
Agostinho Pereira de Miranda, advogado, entende que é preciso integrar a bicicleta nas políticas de transportes e de ordenamento do território.
Todos consideram fundamental alterar o Código da Estrada que continua a considerar a bicicleta um veículo marginal.

Em período de campanha eleitoral em Lisboa, fica o alerta para a necessidade de novas políticas de transporte que reduzam o congestionamento e a emissão de gases com efeito de estufa.


Alguns blogs portugueses pela utilização da bicicleta:
Exemplos internacionais:

5 comentários:

rui disse...

Depois de experiências vividas em Barcelona e em Londres, regressei ao Porto no início do ano com uma linda bicicleta Laranja, absolutamente urbana. No primeiro dia que a meti verdadeiramente nas ruas do Porto para ir para o trabalho senti-me suicida. Andar nos passeios, nem pensar (os peões acham sempre que estamos a desrespeitá-los); andar nas ruas, é uma loucura: os carros constantemente a reagir como se nos fossem acertar (só para chatear), e acreditem que não querem ver um rodado de camião ao vosso lado.
Não consigo compreender qual o problema dos automobilistas para com os ciclistas! Akguém pode explicar àqueles senhores que, por casa bicicleta na estrada, é menos um carro que entope as ruas e os faz ficar presos nos semáforos?
Contrariamente ao que esperava, desisti rapidamente da bicicleta para ir para o trabalho - embora não tenha desistido de a usar para passear ou mesmo para ir para o ginásio. E não foi pelos altos e baixos que toda a gente diz que o porto tem; foi mesmo pela falta de segurança e, sim, de civismo também.
Já não peço que haja ciclovias por toda a cidade; mas pelo menos que façam com que as bicicletas circulem com segurança nas faixas de bus (em Londres, as pessoas fazem-no e não são atropeladas pelos double-decker!)
E que tal um abaixo-assinado para os senhores das câmaras? Quem sabe se o senhor presidente da CM Porto, para além de fazer as "fantásticas" corridas de automóveis na avenida da boavista, ainda se lembra de, num dia sim, mandar construir acessos para ciclistas...

Filipe Gil disse...

Concordo com o abaixo-assinado para enviar para as autarquias das principais cidades portuguesas.

A bicicleta sempre fez parte da nossa tradição. Quem for ao Montijo ou à zona saloia ainda se vêm muitos velhotes a andar de bicicleta.

Anónimo disse...

Parabéns pelo blog. A bicicleta tem de ser o futuro da mobilidade nas cidades, e as capitais europeias desenvolvidas provam-no.

Anónimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Se você quiser linkar meu blog no seu eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If you speak English can see the version in English of the Camiseta Personalizada. If he will be possible add my blog in your blogroll I thankful, bye friend).

Anónimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Se você quiser linkar meu blog no seu eu ficaria agradecido, até mais e sucesso.(If you speak English can see the version in English of the Camiseta Personalizada.If he will be possible add my blog in your blogroll I thankful, bye friend).