terça-feira, novembro 21, 2006

De bicicleta para o trabalho: o trajecto



Quando se decide andar de bicicleta em Lisboa é necessário optar por percursos mais adaptados a este meio de transporte. Para isso, há que ter em conta as seguintes adversidades que devem ser evitadas:

  • Declives acentuados
  • Estradas muito movimentadas e com velocidades elevadas
  • Níveis elevados de poluição
  • Pisos degradados

Nem sempre é possível evitar algum destes pontos, o que pode tornar a viagem mais cansativa e menos agradável. Em todo o caso, a escolha do trajecto é sobretudo uma decisão pessoal, ponderada de acordo com a capacidade, experiência e vontade de cada um.

Quando se escolhe um percurso para fazer de bicicleta devemos pensar como ciclistas e não como automobilistas, optando preferencialmente por zonas onde o volume de tráfego seja menor, como nas áreas residenciais. No entanto, não podemos esquecer que o lugar da bicicleta é na estrada, ao abrigo do n.º 2 do artigo 90.º do Código da Estrada, e como tal devem ser tomadas algumas precauções (ver Segurança na Estrada).

A bicicleta é um veículo fácil de manobrar e muito versátil, o que lhe permite circular por zonas onde um carro terá muita dificuldade. Além disso, a cidade de Lisboa oferece várias alternativas às grandes avenidas, através das ruas de trânsito local que atravessam os bairros da cidade. Estas ruas, por serem pouco movimentadas, são também mais agradáveis e permitem ao ciclista desfrutar do caminho enquanto se dirige para o trabalho. Aproveite para conhecer Lisboa de bicicleta, verá que a facilidade de circulação e estacionamento lhe permitirão viver a cidade de outra forma.

O facto de haver alternativas não significa que a utilização da bicicleta nas grandes avenidas seja desaconselhada, pelo contrário. Na Avenida da Liberdade e Avenida da República, por exemplo, é seguro e bastante cómodo circular pelas vias laterais.
Para outras avenidas, o ciclista poderá optar por circular na faixa BUS, situação que não está prevista no Código da Estrada mas que oferece maior segurança.

Poderá consultar sugestões de percursos cicláveis nos sites Bikely e ViaMichelin (será necessário alterar nas opções o meio de transporte para bicicleta).

Tenha uma boa viagem!


17 comentários:

Anónimo disse...

Caro Amigo,
Estou à espera que a empresa onde trabalho monte um duche para depois fazer 34 kms de casa para o emprego e vice-versa.
Moro no concelho de mafra e desloco-me para alfragide.
Pensa que é uma loucura?
Luis Lopes
luislopess@sapo.pt

Anónimo disse...

Parabéns pelo Blog.
Faz muita falta.

Ricardo Sobral disse...

Caro Luís Lopes,

Obrigado pelo comentário. Quanto à sua pergunta, a distância a percorrer diariamente varia muito entre os utilizadores. Sugiro-lhe que veja este video de São Paulo, no Brasil, em que um dos entrevistados faz 100km diariamente, totalizando 6 horas de viagem.

http://www.youtube.com/watch?v=14hwpr3guOM

Tudo depende da sua vontade e disponibilidade física.

Boas pedaladas!

Anónimo disse...

Caro Ricardo,
Parabéns pelo seu Blog e aproveito para o convidar a visitar o blog,
Odivelas de Cimento.
1 abraço
António

Anónimo disse...

uau...adorei o blog!
um ViVa ao teu empenho:seres a mudança que queres ver!
do que li, gostei especialmente:
"(...)as condições estão longe de ser ideais, mas ainda assim não esqueçamos que para andar de bicicleta é preciso pouco mais que...ter uma bicicleta!" lindo! vemo-nos na estrada!até jah
Paula

João Soares disse...

Parabens por mais um blogue que se preocupa com questões ambientais. Já tem um link no BioTerra e espero também a sua visita. Um abraço

Fi disse...

Boa, Ricardo
estava mesmo à espera dos conselhos do teu blog para ir este sábado comprar uma bicicleta (...aproveitando os saldos hihihi).
Aposto que o meu filhote vai delirar passar a ir para a escola com o vento a bater-lhe na cara!
Logo te dou notícias de como nos adaptámos ao trajecto matinal.
Bjos
Fi

Anónimo disse...

Caro Luís,

Futuramente estou a pensar em ir para a fac. de bicicleta mas gostaria de tirar algumas duvidas.
Primeiro pergunto se é obrigatório ter algum documento que avalie os meus conhecimentos do Código de Estrada.
E segundo se é preciso registar a bicicleta na junta de freguesia onde moro.
Obrigado pelo teu tempo. E muitas pedaladas.

Tiago Luz

P.S.: O teu blog tem sido uma grande ajuda, parabens e continua;)

Ricardo Sobral disse...

Caro Tiago,

o Codigo da Estrada nao exige nenhum tipo de prova ou documento para se circular de bicicleta. Por isso a unica regra deverá ser o bom senso. Alem disso, um minimo de conhecimentos do Codigo da Estrada é sempre bom para nos defendermos de qualquer situaçao, sobretudo quando somos abordados pela policia (muitos agentes nao conhecem as regras e multas aplicaveis aos ciclistas, o que pode ser prejudicial...).

O registo obrigatorio das bicicletas deixou de ser feito há já uns anos. Hoje nao é preciso qualquer registo nem sequer um seguro da bicicleta.
Se preferires, ainda assim, existem seguros para ciclistas na Federaçao Portuguesa de Cicloturismo e utilizadores de Bicicleta (FPCUB).

Boas pedaladas!

Anónimo disse...

Olá

Visitei o seu blog e gostei muito. Há já algum tempo que ando para começar a vir trabalhar de bicicleta mas nunca tive coragem, até porque preciso de vir vestida de uma forma muito formal e isso não se conjuga muito bem com uma bicicleta.
Moro em Sacavem e trabalho junto ao Corte Ingles e estava a pensar em trazer a bicicleta no comboio ate entrcemapos e dp fazer o resto do percurso de bicicleta, acha que será aconselhavel?E no Comboio poderei transportar a minha biicleta sem problemas visto que entro as 10 e saio as 7?Aconselha-me algum trajecto?

cumprimentos
Ana Costa

Ricardo Sobral disse...

Olá Ana,

a propósito de andar de bicicleta vestida de uma forma muito formal, uma visita ao blogue "Copenhagen Cycle Chic" poderá ajudar, está cheio de bons exemplos femininos que juntam bicicletas e roupa formal (mas não só): http://www.copenhagencyclechic.com/

A ideia de trazer a bicicleta no comboio, optando por repartir a viagem, parece-me excelente. Para isso é preciso ter apenas em conta as possíveis limitações horárias para transportar a bicicleta no comboio (ver aqui: http://bicicletanacidade.blogspot.com/2007/10/condies-de-acesso-das-bicicletas-aos.html )
Para contornar as limitações horárias nos transportes públicos, se estiver interessada, pode sempre optar por uma bicicleta dobrável que pode ser transportada a qualquer hora nos comboios e metropolitano (desde que esteja dobrada).

O percurso de Entrecampos até ao Corte Inglês é relativamente simples de fazer. É quase todo plano apesar de atravessar algumas zonas com trânsito intenso, como a Praça de Espanha. Em alternativa poderá seguir pela Av. Berna até à R. Marquês de Sá da Bandeira, antes de chegar à Gulbenkian, e seguir por dentro até à Av. Duque de Ávila / R. Marquês de Fronteira.

O melhor conselho que posso dar em relação ao trajecto é que experimente as várias possibilidades, até encontrar a alternativa mais vantajosa para si (seja em termos de tempo, de distância, trânsito, etc.)

Boas viagens!

Anónimo disse...

Olá Ricardo!

Parabéns e Obrigada pelo blog.

Aqui na Escócia eu e o meu parceiro usamos sempre a bicicleta (eu já nem tanto por causa do bebe, mas enfim) e ele já me perguntou como seria andar de bicicleta em Lisboa e eu sempre pensei que seria muito difícil por causa das grandes subidas; mas agora fico contente de lhe poder dizer que não é bem assim, vou-lhe dar estas dicas…
Também gostava de perguntar se é permitido levar a bicicleta no Metro (evitando, claro, as horas “mais apertadas”)

Há só mais uma coisa para a Ana que fez o comentário um pouco mais acima, também pode visitar o blogue http://thesartorialist.blogspot.com para mais exemplos.

Cumprimentos

Ricardo Sobral disse...

Olá Susana!

Obrigado pelo comentário. Quanto ao transporte de bicicleta no Metro de Lisboa, é permitido de segunda a sexta-feira a partir das 20h00 até ao final da exploração (1h00) e durante os fins-de-semana e feriados durante todo o dia (das 6h00 à 1h00).

Sobre o transporte de bicicleta noutros operadores de transporte público de Lisboa, reuni as informações neste link: http://bicicletanacidade.blogspot.com/2007/10/condies-de-acesso-das-bicicletas-aos.html

Cumprimentos,
Ricardo

Anónimo disse...

intiresno muito, obrigado

Anónimo disse...

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Anónimo disse...

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