terça-feira, março 20, 2012

Cursos para utilizadores de bicicleta: condução e mecânica

Em Março voltam a Benfica os cursos de condução de bicicleta,  organizados pela Cooperativa POST. A nova temporada traz novidades na oferta lectiva, com cursos de mecânica simples para o dia-a-dia e para o viajante. Ideal para quem pretende viajar de bicicleta este verão!

Além da mecânica, que na última temporada fazia parte integrante dos cursos de condução, há também novos níveis de ensino: o nível zero "aprender a andar de bicicleta" e o nível avançado de "condução de bicicleta na cidade", onde os ciclistas aprenderão a circular em vias de tráfego intenso, como sejam avenidas e rotundas multi-vias.

Os cursos são dirigidos a todas as pessoas que pretendam usar a bicicleta com maior frequência, autonomia, conforto e segurança nas suas deslocações quotidianas e/ou em viagens. A coordenação é da minha responsabilidade, enquanto mecânico profissional e instrutor de condução de bicicleta certificado pelo National Standard britânico, grau conferido pelo Cyclists’ Touring Club do Reino Unido.

Vejam mais informação sobre os cursos, datas e inscrições nos links que seguem abaixo. O primeiro dia é já este sábado dia 24, com os cursos "aprender a andar de bicicleta" e o nível 1 de "condução de bicicleta na cidade".


Dirigido a todas as pessoas que não sabem andar de bicicleta e desejam aprender. Noções básicas de como usar a bicicleta, como equilibrar-se, como iniciar a marcha, curvar e parar em segurança. Pretende-se ensinar quem nunca andou de bicicleta a fazê-lo num ambiente seguro, discreto e usando uma metodologia eficiente que permite atingir os objectivos em poucas horas.

Através de aulas teóricas e práticas de iniciação à condução de bicicleta no trânsito, pretende-se dotar os participantes com conhecimentos que lhes permitam usar a bicicleta e a circular na estrada em segurança e com confiança. Pretende-se igualmente motivar as pessoas para esta opção.

Dirigido a todos os utilizadores de bicicleta independentemente da distância que percorram ou frequência com que a usam. O objectivo deste curso é ensinar os participantes a resolver problemas mecânicos com poucas ferramentas, nomeadamente as mais comuns. Identificar e solucionar problemas mecânicos que possam surgir antes, durante e depois de uma viagem de bicicleta. Este curso é pensado na óptica do utilizador e não da mecânica profissional, pelo que se privilegiará o uso das ferramentas mais comuns e universais mas também soluções inventivas que possam solucionar os problemas identificados. Ideal para quem pretende fazer uma viagem longa em bicicleta – cicloturismo.

1 comentário:

Nuno Brazão disse...

www.90diasdebicicletapelofunchal.blogspot.com que acabaram por se transformar à quase dois anos de bicicleta pelo Funchal :o)