quinta-feira, setembro 10, 2009

Bicycle Film Festival Lisboa - já começou!



Começou ontem, quarta-feira dia 09/09/09 a primeira edição do Bicycle Film Festival Lisboa. A "celebração da bicicleta pelo cinema, artes e música" arrancou com a festa de abertura em Alcântara, no By Me. Nos próximos dias Lisboa será uma montra da cultura da bicicleta feita em todo o mundo e dará também o seu contributo local para esse universo. É uma relação recíproca e uma oportunidade para a troca de experiências entre várias cidades.

Lisboa vive desde esta década um crescendo histórico no que toca à utilização da bicicleta em meio urbano e à diversificação dos seus usos - seja em lazer ou como meio de transporte. Esse crescimento encontra par em várias cidades e países do mundo inteiro, locais que tradicionalmente não são conhecidos pela cultura da bicicleta mas que têm vindo a adquirir e a reclamar esse estatuto. Paris, Nova Iorque, Londres, Barcelona são apenas alguns exemplos.

O que torna o aumento global do uso da bicicleta um dos fenómenos mais fascinantes da actualidade é a simultâneidade, diversidade e interconectividade com que acontece. A experiência ganha num determinado local é rapidamente disseminada e assimilada em todo o mundo - é disso exemplo o sistema de bicicletas públicas de Paris (Vélib) que contribuiu para um grande impulso nesse segmento. Lisboa não está excluída deste processo universal e a realização do BFF aqui prova-o. A nossa cidade está no mapa!

Existe uma especificidade lisboeta. Ela forma-se a partir dos investimentos que várias entidades públicas e privadas têm feito para promover o uso da bicicleta e, sobretudo, através da forma como os "novos ciclistas" e toda a população lida com, e reage à presença inequívoca das bicicletas nas ruas. Esta cidade tem uma história para partilhar com o mundo: nós sabemos como tornar Lisboa numa cidade mais ciclável. Essa aprendizagem serve de exemplo para todos. Não querendo descurar o facto de ainda estar muito por fazer, gostava de realçar hoje o trabalho que já foi feito e que vai continuar a transformar a cidade de Lisboa e a forma como vivemos nela.

O Bicicleta na Cidade está metido no festival dos pés à cabeça. Consultem o programa no site http://www.bicyclefilmfestival.com/, apareçam e divirtam-se!


Sem comentários: