Abril de 2008
É escusado dizer que a bicicleta é uma presença recente nas ruas de Lisboa. Há que reconhecer, no entanto, que ela perdeu muito do seu protagonismo com a ascensão do automóvel, ao ponto de quase nos termos esquecido dessa memória e lançar por vezes a pergunta "será que é possível?"
Em muitos aspectos do quotidiano, julgo que estamos a (re)aproximar-nos do que eram as cidades nos finais do século XIX e início do século XX, antes do uso generalizado do automóvel e do petróleo como fonte primária de energia. Foi nessa época que se construíram os elevadores de Lisboa - da Bica, da Glória, de Santa Justa e do Lavra - facilitando assim o trânsito pedonal. A bicicleta também terá contribuído para a engrenagem que motivou o crescimento das cidades e o surgimento de um novo modo de vida a que hoje, pomposamente, chamamos "cosmopolita".
Em muitos aspectos do quotidiano, julgo que estamos a (re)aproximar-nos do que eram as cidades nos finais do século XIX e início do século XX, antes do uso generalizado do automóvel e do petróleo como fonte primária de energia. Foi nessa época que se construíram os elevadores de Lisboa - da Bica, da Glória, de Santa Justa e do Lavra - facilitando assim o trânsito pedonal. A bicicleta também terá contribuído para a engrenagem que motivou o crescimento das cidades e o surgimento de um novo modo de vida a que hoje, pomposamente, chamamos "cosmopolita".
Setembro de 1918
2 comentários:
Excelentes fotos! Tenho vindo todos os dias para ver as boas novidades que têm aparecido aqui nos últimos dias.
o blog bici activismo deixou de existir. por favor eliminem o link
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