O transporte de bicicletas nas carruagens do metro é actualmente permitido nos dias úteis a partir das 21:30, passando para as 20:30 a partir de 1 de Junho, adianta a federação em comunicado. Aos sábados, domingos e feriados o transporte de bicicletas poderá fazer-se em qualquer horário.
«Estávamos a pedir para ser permitido a partir das 20:00, mas deram-nos as 20:30, o que já nem é mau», disse à agência Lusa José Manuel Caetano, presidente da FPCUB.
Manuel Caetano adiantou que a federação tentou «negociar aos poucos [com o ML], até que um dia se possa levar as bicicletas nos transportes públicos a qualquer hora do dia».
O alargamento do horário de transporte de bicicletas no Metropolitano de Lisboa poderá «fomentar o uso da bicicleta na cidade, ao facilitar o regresso a casa por articulação destes dois modos de transporte urbano», argumentou.
Segundo a FPCUB, «há mais de um ano que é permitido levar a bicicleta no metro, enquanto que por exemplo a Carris não dá essa hipótese»
Contactado pela Lusa, o secretário-geral da Carris, Luís Vale, anunciou que «partir do final de 2007 vai ser possível circular com bicicletas nos autocarros, através da adaptação dos autocarros ao transporte de bicicletas», implementando um «projecto experimental, em carreiras que sirvam zonas da cidade preparadas para a circulação de bicicletas em horário ainda a definir», disse.
Com Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário